segunda-feira, 31 de maio de 2010

Você Sabia?

A voz é um instrumento ( musical ) como outro qualquer e que utilizamos com muita freqüência. Uma pessoa que quer aprender a tocar violão ou piano, pode nunca sua vida nunca ter tocado uma só nota num destes instrumentos e mesmo assim todos conseguem, quando há força de vontade e persistência... Entretanto ... a voz a qual fazemos uso dela desde que começamos a pronunciar as nossas primeiras palavras, temos mais dificuldade.

Cantar é uma habilidade QUE FICA ARMAZENADA EM UMA PARTE ESPECIAL EM NOSSO CÉREBRO E QUE FAZ PARTE DE NOSSA Memória de Longo Prazo ( MEMÓRIA NÃO DECLARATIVA OU IMPLICITA ) a qual não requer participação consciente, utilizando estruturas não corticais ... COMO AS OUTRAS HABILIDADES QUE ADQUIRIMOS NATURALMENTE DURANTE NOSSA VIDA. COMO POR EXEMPLO ... ANDAR DE BICICLETA ... OU DIRIGIR UM AUTOMÓVEL .

De todas as artes a música , quando expressa , através do canto, é a que mais atua no interior da emoção humana e melhor se comunica com o hemisfério direito do nosso cérebro que é o responsável pela emoção, pelos sonhos, novas idéias, criações e responsável direto por nosso estado de alegria ou tristeza. Quem não utiliza seu hemisfério direito do cérebro não libera SEROTONINA e não é feliz. Durante grande parte de nossas vidas buscamos cultivar somente as aptidões do hemisfério esquerdo que é verbal, racional, pontual e com isto, a outra metade do nosso cérebro, hemisfério direito, não é desenvolvida ou desenvolve-se muito pouco ao longo da nossa existência.

A serotonina é um neurotransmissor que exerce importante papel EM NOSSO ESTA DO ALEGRIA E PRAZER e na consolidação da Memória de Longo Prazo ( MEMÓRIA NÃO DECLARATIVA OU IMPLICITA ) , que parece estar ligada a síntese protéica. A serotonina age através de receptores metabotrópicos que aumentarão os níveis de AMPcíclico permitindo a cascata de fosforilação de quinases. Isto aumenta a transcrição do DNA e, consequentemente, síntese protéica.

Os neuropeptídeos também influenciam a memorização. Pesquisas recentes envolvendo a substância P, indicam que ela pode ter efeitos tanto reforçando a memória quanto a prejudicando, dependendo do local na qual ela terá atividade.

Por fim, é importante ressaltar o papel da amígdala na modulação da memória, notadamente do núcleo basolateral. Esta estrutura recebe informações das modalidades sensitivas e as repassa para diferentes áreas do cérebro ligadas a funções cognitivas. Devido a seu papel central na percepção das emoções, a amígdala participa da modulação dos primeiros momentos da formação de Memória de Longo Prazo ( MEMÓRIA NÃO DECLARATIVA OU IMPLICITA ) mais alertantes ou ansiogênicos e em alguns aspectos de sua evocação.

Quando estamos em estado permanente de stress, ela fica hiperativada pode produzir os temíveis brancos.

Cantar é uma habilidade e não um dom ... As pessoas que usam essa “ HABILIDADE “ ... na verdade assimilaram estes parâmetros naturalmente de forma subliminar e inconscientemente sem que percessem.

POR ISTO AFIRMAMOS QUE TAIS HABILIDADES podem ser também desenvolvidas depois de HABILMENTE implantados alguns parâmetros a nível de memória auditiva, memória rítmica e conhecimentos de técnica vocal DE FORMA subliminar e inconsciente ... SEM QUE O ALUNO PERCEBA, por um bom professor. Desta forma poderemos transformar a voz de nossos alunos em um INSTRUMENTO MUSICAL AFINADO. A duração do tempo de treinamento e aprendizado, inevitavelmente irá variar de pessoa para pessoa, por causa da individualidade de cada um. Ensinar canto a uma pessoa DESAFINADA E SEM RITMO é uma tarefa MUITO DIFICIL E COMPLICADA e irá requerer da pessoa que ensina muita paciência além de conhecimentos profundos na área de Música, Canto, Fonoaudiologia , Biofísica da fonação e Psicologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário